quinta-feira, 11 de julho de 2019

MARCOS 8

MARCOS 8

Quando os cinco mil foram alimentados, como registrado em Marcos 6, os discípulos tomaram a iniciativa chamando a atenção de seu Mestre para a condição de necessidade da multidão. Nesse segundo momento, o Senhor tomou a iniciativa e chamou a atenção de Seus discípulos para sua necessidade, expressando Sua compaixão e preocupação por eles. Como na primeira ocasião, assim novamente os discípulos têm simplesmente o homem diante deles, e pensam apenas em seus poderes que são totalmente desiguais para a situação. Eles ainda não haviam aprendido a medir a dificuldade pelo poder de seu Senhor.
Daí a instrução, que foi transmitida pela alimentação de uma enorme multidão com recursos terrestres da mais ínfima ordem, foi repetida. Havia pequenas diferenças, tanto ao número de pessoas quanto ao número de pães e peixes usados, mas em todos os aspectos essenciais, esse milagre era uma repetição do outro, pois mais uma vez Ele cumpriu o Salmo 132:15 e manifestou o poder de Deus diante de seus olhos.
Tendo alimentado a multidão, Ele a dispensou, e imediatamente depois partiu com Seus discípulos para o outro lado do lago, assim como na ocasião anterior. Na Sua chegada, alguns fariseus vieram com intenção agressiva, solicitando um sinal do céu. De fato, Ele estava dando sinais muito impressionantes do céu na presença de milhares de testemunhas. Os fariseus não tinha intenção de segui-Lo, e, portanto, não tinham estado presentes, de modo a ver o sinal por si mesmos; ainda havia amplo testemunho disso se eles se importassem em ouvir. O fato era que, por um lado, eles não tinham nenhum desejo de testemunhar qualquer sinal que pudesse certificar a Ele e Sua missão, e, por outro lado, não tinham capacidade de ver e reconhecer o sinal, mesmo quando estava claramente diante de seus olhos. Sua total incredulidade entristeceu Seu coração.
No versículo 34 do capítulo anterior, quando Ele foi confrontado com fraqueza e deficiência humanas de um tipo corporal, Ele suspirou: aqui confrontado com a cegueira de um tipo espiritual, Ele suspirou profundamente em Seu espírito. A incapacidade espiritual é uma questão muito mais séria do que a incapacidade corporal. Eles eram líderes cegos de uma geração cega e tateavam por um sinal. Nenhum sinal seria dado a eles, pois, para os cegos, os sinais são inúteis. Esta foi a ocasião em que, como registrado no início de Mateus 16, o Senhor lhes disse que eles podiam discernir a face do céu, mas não os sinais dos tempos.
Não descartemos este assunto como sendo algo que só diz respeito aos fariseus: em princípio, também diz respeito a nós mesmos. Quantas vezes o verdadeiro crente tem sido perturbado e desanimado, achando que Deus não falou, não agiu ou não respondeu, quando na verdade Ele tem feito, somente nós não tivemos olhos para ver. Podemos ter continuado suplicando a Ele por mais luz, quanto todo o tempo tudo o que era necessário eram algumas janelas em nossa casa!
O motivo que atuava nesses fariseus era totalmente errado, já que o objetivo deles era tentá-Lo. Então o Senhor abruptamente os deixou e partiu novamente para o outro lado do lago, que Ele havia deixado pouco antes, e os discípulos estavam sem pão. Assim, pela terceira vez, eles estavam frente a frente com o problema levantado na alimentação dos cinco mil e dos quatro mil, apenas em uma escala muito pequena.
Infelizmente os discípulos não enfrentaram o problema com a força da fé quando era em pequena escala mais do que quando era em grande escala. Eles também não tinham até agora tido olhos para ver o poder e a glória de seu Mestre, como mostrado duas vezes em Sua multiplicação dos pães e peixes. A verdadeira fé tem visão penetrante. Eles deveriam ter discernido Quem Ele era, e então não teriam olhado para seus insignificantes pães ou peixes, mas para Ele, e toda dificuldade teria desaparecido. Nas pequenas crises que marcam nossa própria vida, somos melhores do que eles?
A acusação do Senhor sobre o fermento dos fariseus e de Herodes não nos é explicada aqui, como é em Mateus, mas devemos notar seu significado. Ele Se referiu à doutrina das duas facções, que funcionavam como fermento naqueles que estavam sob a influência de um e de outro. O fermento dos fariseus era hipocrisia. O dos herodianos era o absoluto mundanismo. Em Mateus, lemos sobre o fermento dos saduceus, e esse foi o orgulho intelectual que os levou à incredulidade racionalista. Não há nada que mais efetivamente cegue a mente e entendimento do que fermento destes três tipos.
O cego de Betsaida, de quem lemos nos versículos 22 a 26, ilustra exatamente a condição dos discípulos naquele momento. Quando o cego foi trazido ao Senhor, Ele o pegou pela mão e o levou para fora da cidade, separando-o assim dos lugares dos homens, assim como anteriormente Ele havia voltado as costas aos fariseus e àqueles que estavam com eles (v. 13). Fora da cidade, o Senhor tratou com ele, realizando o trabalho em duas partes – a única vez, tanto quanto nos lembramos, que Ele agiu assim. Como resultado do primeiro toque, ele viu homens “como árvores que andam”. Ele viu, mas as coisas estavam muito fora de foco. Ele sabia que os objetos que via eram homens, mas pareciam muito maiores do que eram.
Assim foi com os discípulos – o homem era grande demais diante dos olhos deles. Mesmo quando olhavam para o próprio Senhor, parece que Sua Humanidade eclipsava Sua Deidade em seus olhos. Eles precisavam, como o cego, um segundo toque antes de verem tudo claramente. A presença do Filho de Deus entre eles em carne e ossos foi o primeiro toque que os alcançou, e como resultado eles começaram a ver. Quando Ele morreu e ressuscitou e ascendeu à glória, Ele colocou Seu segundo toque sobre eles ao derramar Seu Espírito, como registrado em Atos 2. Então eles viram todas as coisas claramente. Podemos muito sinceramente orar para que nossa visão espiritual não seja uma visão de perto e fora de foco, a fim de que as grandes árvores que achamos que vemos, acabem sendo apenas um pequeno débil homem vaidoso andando nas imediações. Tal estado é possível para nós, como 2 Pedro 1:9 mostra, e não há desculpa para nós, já que o Espírito foi dado.
O cego, quando curado, não deveria entrar na cidade nem testemunhar a nenhum da cidade; Além disso, o próprio Senhor agora Se dirigiu com Seus discípulos para Cesareia de Filipe, a cidade mais ao norte, dentro dos limites da terra, e muito perto da fronteira com os gentios. Claramente Ele estava começando a retirar a Si mesmo e o testemunho de Seu messianismo das pessoas cegas e de seus líderes ainda mais cegos. Aqui Ele levantou a questão com Seus discípulos sobre Quem Ele era. As pessoas arriscaram palpites diferentes, mas todos imaginaram que Ele fosse algum antigo profeta revivido, apenas um homem, e ninguém tinha interesse suficiente para realmente descobrir.
Então Jesus desafiou Seus discípulos. Pedro se tornou o porta-voz e respondeu confessando seu messianismo, mas isso só produziu uma resposta que provavelmente os surpreendeu muito, e pode nos surpreender ao a lermos hoje. Ele os admoestou a ficarem em silêncio a respeito de Seu messianismo e começou a ensiná-los quanto à Sua rejeição, morte e ressurreição que se aproximavam. Qualquer testemunho que tenha sido prestado a Ele como o Messias na Terra foi agora formalmente retirado. A partir deste ponto, Ele aceitou Sua morte como inevitável e começou a mudar os pensamentos de Seus discípulos para o que estava por vir como resultado da Sua rejeição. Este foi o progresso ordenado das coisas no lado humano; e não contradiz nem colide com o lado divino – que Ele sabia desde o princípio o que estava diante d’Ele.
Além disso, os discípulos ainda não estavam em condições de prestar mais testemunho, se fosse necessário. Pedro de fato teve alguma medida de visão espiritual, pois ele tinha acabado de confessá-Lo como o Cristo; ainda assim, a declaração de Sua rejeição e morte que se aproximava, levantou uma veemente reprovação deste mesmo homem. Nisso a mente de Pedro estava sendo influenciada por Satanás, e o Senhor repreendeu este espírito maligno que estava por trás das palavras de Pedro. A mente de Pedro estava voltada para as coisas “que são dos homens, e assim Ele respondeu muito apropriadamente ao homem de quem acabamos de ler, que via homens caminhando como árvores. Embora ele reconhecesse o Cristo em Jesus, Pedro ainda tinha homens antes dele, e nisso os outros discípulos não eram melhores do que ele. Então, como poderia ele sair como uma testemunha eficaz para o Cristo a Quem ele reconhecia? Não é de admirar, afinal de contas, que neste momento Ele tenha advertido Seus discípulos de que eles não deveriam contar a nenhum homem sobre Ele.
Podemos fazer uma pausa aqui, para cada um de nós encarar o fato de que não podemos efetivamente sair em testemunho a menos que realmente conheçamos aqu’Ele de Quem testificamos, e também conhecer e entender a situação que existe, em face da qual o testemunho deva ser prestado.
Nos versículos finais de nosso capítulo, o Senhor começa a instruir Seus discípulos na presença do povo quanto às consequências que se seguiriam à Sua rejeição e morte. Eles imaginaram estar seguindo um Messias que deveria ser recebido e glorificado na Terra; e o fato era que Ele estava prestes a morrer e ressuscitar e ser, quanto ao presente, glorificado no céu. Isso implicou uma imensa mudança em suas perspectivas exteriores. Significava negar a si mesmo, tomar a cruz, perder a vida neste mundo, suportar a vergonha identificada com Cristo e Suas palavras, no meio de uma geração má.
A força de “negue-se a si mesmo” dificilmente é expressa por “abnegação própria”, que é a negação de algo. O que o Senhor fala aqui não é isso, mas a negação, ou a declaração do “não”, para si mesmo. Além disso, “tome sua cruz” não significa suportar provações e problemas apenas. O homem que naqueles dias tomava sua cruz estava sendo levado à execução. Era um homem que tinha que aceitar a morte nas mãos do mundo. Dizer “não” a si mesmo é aceitar a morte internamente, no seu próprio espírito: tomar a sua cruz é aceitar a morte externamente nas mãos do mundo. É isso que o discipulado deve significar, já que seguimos o Cristo que morreu rejeitado pelo mundo.

Este pensamento é expandido nos versículos 35-37. O verdadeiro discípulo de Cristo não está aspirando ganhar o mundo inteiro; ele está mais preparado para perder o mundo e sua própria vida, por causa do Senhor e de Seu evangelho. O Servo perfeito, a Quem Marcos descreve, deu a vida para que houvesse um evangelho para ser pregado. Aqueles que O seguem e são Seus servos devem estar preparados para dar suas vidas pregando o evangelho. Se eles se vergonhassem d’Ele agora, Ele se envergonharia deles no dia da Sua glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário